Bolsas para Doutorado Sanduiche na Europa

Há bolsas para Doutorado sanduiche na Europa, pelo program ERASMUS EBW+ 3ª chamada , com prazo de inscricao ate 31 de agosto de 2016
Maiores informacoes no site :

ou na Assessoria Internacional da UFCG​ com o Prof. Michel Fossy

O Programa Erasmus Mundus

O Programa Erasmus Mundus 2009-2013 é um programa de cooperação e mobilidade na área do Ensino Superior implementado pela Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura (EACEA). No caso da Ação 2 - Vertente 1 do programa Erasmus Mundus (EMA2 – VERTENTE 1), no âmbito da qual o Projeto EBW+ está sendo implementado, a gestão é levada a cabo sob a supervisão da Direção Geral EuropeAid (DG Aidco).
Os principais objetivos do EMA2 – VERTENTE 1 são:

• promover o Ensino Superior europeu;
  • fomentar o reforço e a melhoria das perspectivas de carreira dos estudantes;
  • favorecer a compreensão intercultural através da cooperação com países terceiros, em consonância com os objetivos de política externa da UE, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos países terceiros na área do Ensino Superior.

Esta vertente inclui parcerias entre Instituições de Ensino Superior da Europa e de países terceiros, mobilidade em vários níveis de Ensino Superior e também um sistema de bolsas.

O Projeto EBW+

O projeto é composto por 20 Instituições de Ensino Superior europeias parceiras e brasileiras e 12 instituições associadas. É implementado ao abrigo do programa Erasmus Mundus Ação 2 – Vertente 1, lote 9, Brasil.
Entre os principais objetivos do projeto, destacam-se os seguintes:

• o enriquecimento mútuo e melhor entendimento entre a Europa e o Brasil através do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e competências no que diz respeito ao Ensino Superior;
  • o aumento da cooperação internacional entre Instituições de Ensino Superior brasileiras e de países europeus, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento socioeconômico deste país;
  • a promoção da transparência e do reconhecimento de estudos e qualificações em nível internacional.

Para alcançar estes objetivos, o projeto prevê 151 mobilidades do Brasil para a União Europeia. Com estas bolsas, estudantes, pesquisadores e membros de pessoal acadêmico e administrativo podem realizar um período de estudos, pesquisa ou trabalho, respectivamente, numa das instituições parceiras europeias deste consórcio de Universidades.

Bolsas

Existem vagas específicas para as universidades parceiras, mas também para universidades que não são parceiras e para estudantes em situações particularmente vulneráveis, correspondendo deste modo a um dos três Grupos-Alvo definidos pela Comissão Europeia para o Programa Erasmus Mundus (ver “Candidatura – Sou elegível?”).
De acordo com o seu caso, pode ter diferentes bolsas disponíveis.

O Projeto EBW+ terá no mínimo três Convocatórias, tendo a primeira sido em 2014, a segunda em 2015 e a terceira em 2016. O número total de bolsas será distribuído pelas três Convocatórias, e alguns tipos de mobilidade ou durações podem estar disponíveis apenas em uma das Convocatórias.

Em termos gerais, os estudantes podem realizar um período de intercâmbio (não conducente a grau) e será dado total reconhecimento acadêmico pela instituição de origem (ver Informação geral – Reconhecimento de estudos).
Pesquisadores e membros de pessoal acadêmico e administrativo podem realizar um período de pesquisa ou trabalho na instituição de acolhimento.

TENHA EM CONSIDERAÇÃO que o esquema de mobilidade do projeto permite que candidatos brasileiros se candidatem apenas a instituições parceiras europeias. O objetivo principal deste esquema de mobilidades é reforçar a cooperação regional entre as Instituições de Ensino Superior do Brasil e da Europa.

Grupo-alvoTipos de mobilidade disponíveisDurações disponíveis
Grupo-alvo 1 Doutorado (mobilidade) X  X
Grupo-alvo 2 Doutorado (mobilidade) X X

Note que devido a questões orçamentais, candidatos que se tenham candidatado a bolsas de 10 meses poderão ser selecionados para um período de mobilidade de 6 meses.

Áreas de estudo elegíveis

De acordo com as diretrizes da Comissão Europeia, as áreas de estudo elegíveis para este projeto são:

• Educação, Formação de Professores » apenas para estudantes de graduação. Não disponível na 3ª Convocatória!
  • Engenharia, Tecnologia
  • Artes criativas (música, design, dança e cinema)

Apoio financeiro

Cada candidato(a) selecionado(a) irá receber uma bolsa mensal para cobrir os gastos de subsistência no país de acolhimento, uma viagem de ida e volta e um seguro de saúde, acidente e viagem válido durante todo o período de mobilidade na Europa. Os estudantes estão também isentos do pagamento de taxas de matrícula na instituição de acolhimento, uma vez que estas (quando aplicáveis) serão cobertas pelo projeto.
O montante mensal de bolsa é:

Estudantes de doutorado 1500 EUR/mês
Última modificação emQuinta, 28 Julho 2016 10:32
Mais nesta categoria: Programa de Estágio Alcoa »