Estrutura Curricular

Nossa estrutura curricular está inteiramente voltada para a formação de profissionais extremamente capacitados em Ciência e Engenharia de Materiais. Mesma com essa especificidade é possível para os alunos que ingressam com outra formação técnica, uma adaptação acadêmica para que possam desenvolver suas atividades discentes com sucesso.

Nossa estrutura curricular é composta por disciplinas obrigatórias, Ciências dos Materiais e Técnicas de Caracterização de Materiais, e por disciplinas optativas, para formação tanto genérica como espefíca. As disciplinas obrigatórias visam desenvolver o nivelamento dos discentes. Deve-se observar que discentes que não são originários das Engenharias têm um maior grau de dificuldade que pode ser sanado por uma assistência direta dos docentes.

O segundo grupo de disciplinas é composto por disciplinas de formação genérica voltada para o desenvolvimento de pesquisas, bem como por disciplinas relativas às especializações do campo da tecnologia de materiais. Este segundo grupo é composto por um total de 24 disciplinas, tendo-se disciplinas específicas para a tecnologia de polímeros, de cerâmicas e de metais. Há também a possibilidade da inclusão de disciplinas como Tópicos Especiais dependendo da existência de docentes de outras instituições presentes na UFCG ou convidados, bem como de necessidades específicas dos discentes do PPG-CEMat.

As disciplinas constantes na Estrutura Curricular vêm ao encontro das linhas de pesquisa do PPG-CEMat: Compósitos e Blendas, Durabilidade e Reciclagem de Materiais, Materiais Avançados, Materiais Cerâmicos e Metalurgia Física, demodoa fornecer aos discentes os subsídios técnico-científicos necessários para o pleno desenvolvimento do seu trabalho de pós-graduação.

O PPG-CEMat tem como exigências para titulação no curso de mestrado: contabilização de 22 créditos; aprovação do projeto de dissertação pelo Colegiado; aprovação do Seminário de Mestrado por banca qualificada e homologada pelo Colegiado e aprovação da Dissertação de Mestrado, por banca qualificada e aprovada pelo Colegiado. As exigências para a titulação no curso de doutorado são: contabilização de 35 créditos; aprovação do Projeto, do Seminário e da Qualificação de Doutorado por banca qualificada e homologada pelo Colegiado e aprovação da Tese de Doutorado, por banca qualificada e aprovada pelo Colegiado.

A Tabela abaixo apresenta as Disciplinas Obrigatórias e Específicas do PPG-CEMat, bem como de sua Carga Horária.

Obrigatórias

DISCIPLINACARGA HORÁRIACRÉDITOS
CIÊNCIA DOS MATERIAIS60h4
TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS60h4

Específicas

DISCIPLINACARGA HORÁRIACRÉDITOS
ARGILAS – PROPRIEDADES E USOS45hs3
BLENDAS POLIMÉRICAS45hs3
DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE POLÍMEROS30hs2
DIAGRAMAS DE EQUILÍBRIO60hs4
ENSAIOS DOS MATERIAIS45h3
ESTÁGIO DOCÊNCIA30h2
FÍSICA DE POLÍMEROS60h4
MATERIAIS COMPÓSITOS45h3
MECÂNICA DA FRATURA60h4
METALURGIA DA SOLDAGEM45h3
METALURGIA FÍSICA60h4
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR60h4
MODIFICAÇÃO QUÍMICA DE POLÍMEROS45h3
MÉTODOS TERMOANALÍTICOS60h4
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS45h3
PROCESSAMENTO CERÂMICO60h4
PROCESSAMENTO CERÂMICO NÃO CONVENCIONAL60h4
PROCESSAMENTO DE MATERIAIS METÁLICOS60h4
PROJETO*15h1
PROPRIEDADES DE MATERIAIS CERÂMICOS60h4
RECICLAGEM DE MATERIAIS45h3
REOLOGIA E PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS60h4
REVESTIMENTOS E ADESIVOS30h2
SEMINÁRIO15h1
SOLIDIFICAÇÃO60h4
SÍNTESE DE POLÍMEROS60h4
TECNOLOGIA DE VIDROS60h4
TERMODINÂMICA DOS SÓLIDOS45h3
* Apenas doutorado