Apresentação

Histórico e Contextualização do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat), Coordenado pela Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi criado em 2003 em nível de mestrado com Conceito 3, com inicio de suas atividades em fevereiro de 2004. Na primeira avaliação trienal da CAPES, o programa teve seu conceito elevado de 3 para 4. Em agosto de 2007 foi criado o curso de Doutorado com conceito 4. Na avaliação trienal de 2013 o Programa teve seu conceito elevado de 4 para 5. Desde sua criação o Programa formou 240 Mestres e 100 Doutores.

Nosso quadro docente é composto de 15 professores permanentes todos com titulo de doutor, sendo 13 professores bolsistas de produtividade em pesquisa ou desenvolvimento tecnológico do CNPq.

A motivação para a criação do PPG-CEMat foi a grande demanda de profissionais formados na região, que desejavam desenvolver uma pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e a necessidade de estímulo ao desenvolvimento tecnológico na região. O PPG-CEMat inseriu-se em uma região pobre do Nordeste Brasileiro que requeria, e requer, a contribuição da academia para incentivar e impulsionar o setor econômico, através da geração de tecnológicas, conhecimento e capital humano qualificado. Assim, o PPG-CEMat vem visando sempre fomentar o aprimoramento dos profissionais da região e contribuir para seu progresso social e econômico.

Neste contexto, o programa tem como missão o treinamento e a formação de pessoal altamente capacitado, aplicando os princípios fundamentais da Ciência e Engenharia de Materiais ao estudo das inter-relações entre a microestrutura e as propriedades dos materiais durante seu processamento e uso. Dentro dessa missão o profissional formado deverá apresentar perfil que o capacitará para a pesquisa e o desenvolvimento na área de Ciência e Engenharia de Materiais.

Quando ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o programa contempla uma área de concentração (Estrutura, Processamento e Propriedades de Materiais) e 05 linhas de pesquisas:

  • Compósitos e Blendas;
  • Durabilidade e Reciclagem de Materiais;
  • Materiais Avançados;
  • Materiais Cerâmicos;
  • Metalurgia Física.

No Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat), além das pesquisas com matérias primas tradicionais típicos da região, tais como: argilas, resíduos industriais, fibras naturais, etc., voltadas para o desenvolvimento local, houve um crescimento significativo em pesquisas com materiais avançados, onde se destacam os materiais inteligentes com memória de forma, nanocompósitos, nanopós e nanofibras sintéticos, membranas e atualmente destaca-se o desenvolvimento de pesquisas em biomateriais.

Outrossim, o PPG-CEMAT está intensificando o intercâmbio internacional com instituições de diferentes países, tais como: Portugal, Alemanha, Cuba, Italia, França, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra, visando estreitar as relações técnico-científicas com destacados pesquisadores em vários campos da Ciência e Engenharia de Materiais, melhorando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no PPG-CEMat, capacitando e reciclando nossos docentes e ampliando a inserção do PPG-CEMat no contexto nacional e internacional.